29.10.04


35. Puxando o riquexó de carga pela rua acima em Jaipur. O homem parou para eu lhe tirar a fotografia. Deve-se a quê, o facto de os indianos se disporem tanto a serem fotografados? (E não falo sequer daqueles que depois pedem uma retribuição pelo facto.)

36. O que resta do Palácio dos Ventos (Jaipur). Isto é: a fachada. Era daqui (lá dentro, escondidas pelos rendilhados das janelas) que as mulheres da Casa Real podiam ter uma visão do movimento da rua.

37. Rua de Jaipur.

38. A cor da rua, ainda em Jaipur.

39. Vendendo milho que comerão as miríades de aves que esvoaçam junto ao Albert Hall. (Não fotografei o Albert Hall, porque ele resultou de uma evidente manobra de bajulação do colonizador britânico por parte de um dignitário local.)

40. Nos jardins do Templo de Lakshmi Narayan. As mulheres não se riem do trabalho, riem-se de nós (da fotografia - ou, indirectamente, para a fotografia).

41. Dois elefantes encabeçam uma manifestação política em Jaipur.

42. Dois camelos mobilizados para uma manifestação política (em Jaipur, mas podia ser em muitos outros sítios, suponho).

43. A alegria dos músicos deve-se à música ou aos objectivos políticos que os reuniram nesta demonstração?

44. Jardim de Vidyadhar.

45. Mulheres da Índia. (Foto de Margarida Marques)

46. Um alfaiate num bazar em Jaipur.

47. Tarde na rua de Jaipur.

48. Comerciante de rua em Jaipur. Nesta primeira oportunidade para ombrearmos com os indianos, apetece observar. Um jovem simpático aborda-me, propõe-se vender-me qualquer coisa (que não me interessa) e depois diz que o que quer é conversar. Trabalha, esclarece-me, o que o impede de frequentar a escola. Mas, continua, estuda inglês por sua própria conta, porque quer poder falar mais com os estrangeiros na rua. Faz como se soubesse que Portugal existe e diz que todos os países, pequenos ou grandes, têm interesse. Se calhar sabe mesmo algo de Portugal... Despede-se com um amistoso cumprimento de mão, sem ter voltado a falar daquela coisa que andava a vender.

49. Recarregar as baterias.

50. Foi o condutor de riquexó que propôs a fotografia, não me impus.

51. Umas simpáticas ocidentais comprando vestidos num bazar de Jaipur.

52. As meninas de uniforme escolar brincam ao jogo de "vamos fazer como na vida a sério, entre pessoas e entre povos". (E assim se passa um aniversário diferente.)